PF apreende 217 toneladas de fertilizantes adulterados em Mato Grosso

Uma operação da Polícia Federal apreendeu cerca de 217 toneladas de fertilizantes adulterados em Mato Grosso. Os produtos, avaliados em aproximadamente R$ 645 mil, foram encontrados em um estabelecimento que funcionava sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária. 

 

A apreensão ocorreu na terça-feira (18), durante a Operação Safra Paralela, realizada em conjunto com a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso) e com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, a fiscalização identificou irregularidades na rotulagem e na rastreabilidade dos fertilizantes. Também foram encontrados indícios de que os produtos eram manipulados com componentes não autorizados e armazenados em sacarias pertencentes a terceiros.

 

A ação teve participação do Comando Regional da Polícia Militar em Primavera do Leste e da PRF em Rondonópolis. O ministério não informou, no comunicado divulgado sobre o caso, em qual município funcionava o estabelecimento onde os fertilizantes foram apreendidos.

 

Amostras do material serão encaminhadas ao LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária) para análise e confirmação da composição dos produtos.

 

Além das irregularidades administrativas, a investigação apura a possível prática de crimes como organização criminosa, furto qualificado, receptação e estelionato.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, o nome Safra Paralela faz referência à suspeita da existência de um mercado clandestino relacionado à adulteração de fertilizantes e à subtração de grãos.

 

A ação integra a Operação Ronda Agro CXLVI, realizada dentro do Vigifronteiras, programa do governo federal voltado à fiscalização e à defesa agropecuária em regiões de fronteira.

 

 

 

  • Fonte: Redação/Assessoria
  • Foto: Divulgação