500 kg de pescado são apreendido por fiscais da Sema no Rio Cuiabá

Cerca de 500 quilos de pescado irregular foram apreendidos na madrugada deste sábado (15), na região do município de Santo Antônio de Leverger, distante 35 km de Cuiabá. Os peixes foram encontrados vivos pelos fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e estavam armazenados dentro de sacos plásticos, ainda submersos no Rio Cuiabá.

 

A pesca clandestina foi flagrada durante operação de fiscalização do período da Piracema, quando ocorre a reprodução dos animais, entre os distritos de Valo Verde e Engenho Velho. Segundo o coordenador de pesca da Sema, Júlio Reiners, grande parte dos peixes apreendidos é cachara e dourado, além de outros 70 kg de pescado encontrado às margens do rio de outras espécies. Ninguém foi preso no local.

 

“Essa região é de grande fluxo de pescadores de várias cidades do estado que praticam a pesca ilegal. Na madrugada tivemos a informação de que um grupo estaria no distrito realizando esse tipo de pesca [armazenamento de peixes vivos] para a comercialização e fomos até o local. Os peixes só foram encontrados por meio dos mergulhadores, que encontraram os sacos ainda dentro do rio”, explicou o coordenador.

 

 

 

Ele contou ainda que os pescadores avistaram os fiscais e conseguiram escapar das margens do rio. Duas equipes em veículos e outra em um barco realizaram o monitoramento na região. Os peixes vivos foram devolvidos ao rio, de acordo com Reiners, e o pescado encontrado fora dos sacos plásticos deve ser doado para entidades.

Autor: Kelly Martins | Fonte: Redação / G1 MT | Foto: Manoel Araújo/Sema-MT | Cidade: Cuiabá

  • Fonte: Redação / G1 MT
  • Autor: Kelly Martins
  • Foto: Manoel Araújo/Sema-MT