Município de MT registra denúncia de caso suspeito de varíola de macacos

O Município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, registrou a denúncia de um caso suspeito de varíola de macacos e entrou em estado de alerta na quinta-feira (26). O município faz divisa com a cidade de San Matías, na Bolívia. O país possui um caso suspeito da doença.

 

Um jovem boliviano, de 26 anos, foi isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na quinta-feira, com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos.

 

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Cáceres, Elis Fernanda de Melo Silva, o município vai permanecer em alerta enquanto houver risco.

 

“Tivemos uma denúncia que uma pessoa passou pela fronteira com o braço cheio de lesões características da doença. As pessoas que verem casos característicos pode informar para Vigilância em Saúde, ou qualquer unidade de saúde do nosso município”, informou.

 

A secretária enfatizou que a denúncia foi informal e não sabem, até o momento, se o caso é real, mas por precaução entraram em estado de alerta.

 

“A nossa preocupação é porque é uma doença que se espalha muito rápido. Acabamos de passar por uma pandemia, a gente já fica em alerta e com medo de viver novamente um surto ou epidemia de uma nova doença”, contou.

 

A secretária explicou que caso o município notifique algum caso suspeito, será feito uma barreira sanitária que faz parte do plano de contingência de Cáceres.

 

 

 

Autor: Caroline Mesquita e Helena Corezomaé | Fonte: Redação/G1 MT | Foto: Reuters

  • Fonte: Redação/G1 MT
  • Autor: Caroline Mesquita e Helena Corezomaé
  • Foto: Reuters