Em consórcio, Governo de mato Grosso compra mais 2 helicópteros

Composto por Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central lançou um edital para a compra conjunta de 26 helicópteros novos.

 

O fato ocorreu durante a assembleia de governadores realizada na última quinta-feira (27), quando o goiano Ronaldo Caiado foi reconduzido à presidência do grupo.

 

O valor estimado para a aquisição total das aeronaves é de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, que inclui também acessórios, equipamentos de missão e contratações complementares.

 

Segundo o BrC, a compra compartilhada por meio do consórcio público gerará economias diretas e indiretas para os entes federados. Isso porque a centralização do processo licitatório reduz custos administrativos e garante maior eficiência no cumprimento das exigências legais.

 

A economia em escala é um dos principais benefícios esperados, por permitir a negociação de preços com fornecedores devido ao volume elevado para aquisição.

 

Após o lançamento do edital, o processo segue para a fase de licitação, por meio de um pregão internacional, no qual as empresas interessadas poderão apresentar suas propostas.

 

Serão compradas aeronaves com quatro tipos de configuração: monomotor (com capacidade para dois tripulantes mais quatro e cinco passageiros) e bimotor (dois tripulantes mais seis e oito a dez passageiros.

 

Do total de 26 helicópteros, 11 serão destinados ao Distrito Federal, 4 para o Maranhão, 4 para Rondônia, 3 para Goiás, 2 para Mato Grosso e 2 para o Tocantins.

 

A alocação das aeronaves foi baseada em estudos técnicos conduzidos por uma comissão técnica especializada formada por representantes das forças de segurança das unidades da Federação que integram o consórcio.

 

Cada governo apresentou sua demanda com base em suas necessidades operacionais.

 

Os helicópteros atenderão às demandas de segurança pública e operações estratégicas de diversos órgãos: Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Detran; Secretaria de Segurança Pública; Casa Militar; Centro Tático Aéreo; Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas; e Gerência de Aviação.

 

 

 

Autor: Gustavo Maia | Fonte: Redação/Diário de Cuiabá | Foto: Divulgação