Além da pressão, sal também afeta o funcionamento do cérebro

Já é certo que muito sal em nossa dieta não é uma boa ideia, pois o sódio aumenta o risco de hipertensão arterial, que pode causar diversas doenças cardiovasculares. Mas parece que os malefícios do pó branco não param por aí: um publicado na revista Nature mostrou que muito sal gera déficits cognitivos.
A pesquisa mostrou que problemas relacionados ao cérebro, como doenças cerebrovasculares, acidentes vasculares cerebrais e comprometimento cognitivo, aparecem se há sódio em excesso no organismo.
Quando não desgrudamos do saleiro podemos causar uma falha no funcionamento das nossas células endoteliais, responsáveis por facilitar o fluxo de sangue e ajudar a regular nossas plaquetas e a coagulação, além de participar da nossa resposta imunológica.
Os médicos já tinham conhecimento de que a disfunção epitelial pode trazer uma infinidade de doenças crônicas, mas ainda não se sabia como a disfunção induzida pelo sal afetava o cérebro.
A nova pesquisa mostrou que a deficiência nas células é péssima para nossa cabeça, uma vez que o cérebro depende de um fluxo constante e suave de oxigênio e sangue para funcionar corretamente, de acordo com o autor principal, Constatino Iadecola, da Weill Cornell Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos.
Para chegar à conclusão, os cientistas alimentaram um grupo de ratos com o equivalente a uma dieta humana com alto teor de sal por 12 semanas.
Após os primeiros dias, a disfunção das células endoteliais apareceu, bem como a redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. Por sua vez, os testes comportamentais revelaram declínios cardiovasculares e cognitivos nos roedores, além do aumento de moléculas inflamatórias.
O excesso de sal na dieta afetou o sistema imunológico e o funcionamento do cérebro. A pressão sanguínea, no entanto, permaneceu inalterada.
“As descobertas revelam que fatores ambientais ligados à dieta levam a uma reposta imune adaptativa, promovendo a desregulação neurovascular e causando comprometimento cognitivo”, disse Iadecola.
A boa notícia é que o estudo descobriu que os efeitos negativos da dieta com alto teor de sal para o cérebro são reversíveis. Então, seja esperto e maneire ao usar o saleiro.
Fonte: Redação / UOL
