Comissão Europeia proíbe pesticida da Bayer associado a danos em abelhas

A Comissão Europeia decidiu nesta segunda-feira não renovar a aprovação concedida a um pesticida associado a danos em abelhas, o que na prática proíbe o inseticida da Bayer conhecido como tiaclopride.

 

A decisão pelo banimento segue-se a uma aprovação pela maioria dos governos da União Europeia em outubro do ano passado e é baseada em uma proposta da Comissão, o Poder Executivo do bloco.

 

"Há preocupações ambientais relacionadas ao uso desse pesticida, principalmente quanto a seu impacto sobre os lençóis freáticos, mas também em relação à saúde humana", disse em comunicado a comissária de Saúde, Stella Kyriakides, apontando possíveis danos à fertilidade.

 

Agricultores não poderão utilizar o inseticida, vendido sob as marcas Calypso e Biscaya, após 30 de abril deste ano, quando a atual aprovação expira.

 

A Comissão baseou sua avaliação em descobertas da Agência de Segurança Alimentar da Europa, publicadas em janeiro do ano passado. Elas ressaltavam preocupações com a possibilidade de a substância ativa ser tóxica para seres humanos e sobre sua concentração elevada nos lençóis freáticos, disse um porta-voz da agência via e-mail.

 

O pesticida não apenas mata insetos, como também afeta abelhas, enfraquecendo seus sistemas imunológicos e prejudicando sua reprodução, apontaram os estudos do órgão.

Autor: Robin Emmott | Fonte: Redação/Notícias Agrícolas | Foto: Reprodução

  • Fonte: Redação/Notícias Agrícolas
  • Autor: Robin Emmott
  • Foto: Reprodução