Conselho Regional repudia deputado que chamou médico de malandro e exige retratação pública

O Conselho Regional de Medicina (CRM), o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT)  e a Associação Médica de Mato Grosso (AMMT) divulgaram nota de repúdio ao deputado Gilmar Fabris (PSD).

 

Além disso, exigem a retratação do parlamentar que chamou o ex-diretor-técnico do Hospital Regional de Sorriso Roberto Satoshi de mentiroso após divulgação de vídeo qual chorava devido problemas na unidade de saúde. 

 

Na nota, as entidades médicas afirmam que não é a primeira vez que Fabris “quebra o decoro parlamentar” ofendendo “trabalhadores, servidores públicos e, na oportunidade, os médicos como um todo”. Acusam ainda o governo e o parlamentar de tentarem repassar “o ônus da ineficiência do Estado para os trabalhadores”. 

 

“O choro do Dr. Roberto Satoshi representa o desabafo de toda a classe médica mato-grossense que, para poder levar atendimento para a população, precisa diariamente enfrentar a falta de estrutura física dos estabelecimentos de saúde, a ausência de insumos básicos e de medicamentos essenciais, o atraso de salários e todas as demais consequências do sucateamento do Sistema Único de Saúde”, diz trecho do documento.

 

De acordo com a nota, Fabris desconhece a realidade do Hospital Regional de Sorriso e dos demais hospitais regionais do Estado. Segundo as entidades médicas, todos sofrem há muito tempo com o que classificam de “má gestão dos serviços públicos”.  

 

Sobre a dívida de R$ 162 milhões do Governo com os hospitais regionais, a nota diz que a situação resulta de “pura ineficiência do Estado”. O texto sustenta também que “recursos milionários são gastos com obras de prioridade secundária”, enfatizando que a situação demonstra “opção política da gestão para desguarnecer a saúde pública”.

 

No que diz respeito à conduta de Roberto Satoshi, a nota considera a fala de Fabris apontando mentira como “injúria” e garante também que o médico cumpriu o Código de Ética ao trazer a público a situação do Hospital Regional de Sorriso. 

*Com informações assessoria 

 

Leia também: Deputado sai em defesa do governo e chama médico de Sorriso de malandro e mentiroso

Autor: Jacques Gosch | Fonte: Redação/ RD News | Foto: Divulgação | Cidade: MT