Dia da Consciência Negra é feriado estadual em Mato Grosso

Administração Municipal decreta ponto facultativo na sexta-feira, mas algumas secretarias manterão as atividades normalmente para garantir o atendimento ao cidadão

 

 

Nesta quinta-feira (20 de novembro), Mato Grosso celebra o dia da Consciência Negra. A data da morte de Zumbi dos Palmares entrou para o calendário de feriados estaduais por meio da Lei n.º 7.879, de 20 de dezembro de 2002.

 

Em Sorriso, não haverá expediente nas unidades da administração municipal no feriado. Já na sexta-feira (21), foi definido ponto facultativo por meio do Decreto n.º 116. No Paço Municipal e no Ganha Tempo não haverá atendimento nestes dois dias.

 

Quem precisar de atendimento médico, deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona nas 24 horas do dia, já que nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) não haverá expediente. Vale lembrar que no sábado (22), será realizada a segunda etapa do dia “D” de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, com as unidades abertas das 8h às 17 horas. As farmácias cidadãs só fecharão na quinta-feira, tendo suas atividades normalizadas na sexta-feira.

 

As atividades de toda a rede municipal de educação só serão interrompidas na quinta-feira, com aulas e atendimento normalizados na sexta-feira. O mesmo vale para as atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, como a coleta de lixo, por exemplo, que só serão descontinuadas na quinta-feira.

 

 

 

Zumbi dos Palmares

 

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

 

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

 

 

Fonte: Redação / site Brasil Escola | Foto: Site Brasil Escola | Cidade: Mato Grosso