Ex-prefeito Valdenir José dos Santos é absolvido em mais um processo na Justiça

Suplente de deputado estadual pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MBD), Valdenir José dos Santos foi prefeito de Nova Ubiratã por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2013 e 2020, e continua sendo lembrado como um dos mais atuantes gestores a ocupar o cargo.

 

No entanto, isso não evitou que o agente político fosse alvo de uma ‘cascata’ de acusações, sendo quase todas elas orquestradas por vereadores que, à época, pertenciam a um grupo político opositor.

 

A premissa de que o tempo é o melhor remédio, no caso de Valdenir, se mostrou verdadeira haja vista que até o presente momento o ex-gestor conseguiu reverter a maior parte dos processos.

 

A mais recente decisão, que envolvia a denúncia de dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos, numa Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em que figurava ainda a empresa V.A de Freitas ME, para futura e eventual contratação de prestação de serviços em locação de mil horas trabalhadas de caminhão caçamba, referente ao ano de 2013, ficou comprovado não ter havido nenhuma irregularidade referente aos serviços prestados ou muito menos aos pagamentos autorizados pelo gestor.

 

“Sempre tive a consciência tranquila em relação aos processos que respondo judicialmente. Aliás, feitas por motivos escusos, cujos autores são pessoas de caráter duvidoso”, disse Valdenir ao afirmar que está confiante quanto o resultado dos demais processos.

 

“Fui chamado de ladrão mesmo sem ter roubada absolutamente nada. Já disse anteriormente e repito: Sempre prezei pelo zelo e respeito com a coisa pública. Tenho minha consciência tranquila que dei o meu melhor, mas quero provar isso na Justiça para que todos, sem exceção, saibam o porque me tornei alvo de inúmeras denúncias infundadas”, desabafou. 


No processo que apurou as supostas irregularidades, com mais de 700 páginas, em nenhuma delas foi demonstrado haver qualquer prova
que pudesse incriminar Valdenir ou as demais pessoas citadas na ação. 

 

Em que pese a fundamentação jurídica do MPMT em busca da condenação, a juíza Paula Tathiana Pinheiro, julgou improcedente os pedidos diante da ausência de indícios mínimos de materialidade e de autoria delitiva. 

 

Com isso, o processo foi extinto com resolução de mérito, sem condenação em custas, despesas e honorários advocatícios.

 

“Quando assumi a prefeitura de Nova Ubiratã, no ano de 2013, meu compromisso era fazer uma administração que pudesse fazer com que a população progredisse e caminhasse para o futuro. E, foi isso que fizemos: respeitamos o dinheiro público e trabalhamos para gerar emprego e renda para a população e assim, dar melhor qualidade de vida para todos. Investimos em todos os setores e isso é o que determinou que a cidade pudesse caminhar para um futuro promissor. Sou muito feliz por ter feito uma gestão honesta e transparente e só tenho que comemorar por cada decisão da Justiça que deixa evidente a minha vida ilibada dentro e fora da política”, concluiu Valdenir José dos Santos. 

 

Vale destacar que, em todas as ações propostas pelo Ministério Público e que apontavam supostos crimes de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, o ex-prefeito de Nova Ubiratã foi inocentado por falta de provas.

 

 

Fonte: Redação/Assessoria | Foto: Reprodução