Governador mostra para empresários em Nova Iorque ambiente negocial criado em MT

O governador Pedro Taques apresentou, na manhã desta quarta-feira (18.05), os potenciais de Mato Grosso para um grupo de 150 empresários e representantes de fundos de investimentos norte-americanos e de grandes companhias estrangeiras e brasileiras. A apresentação foi feita em Nova Iorque, durante o evento Lide Business Breakfast. O objetivo é atrair investimentos em diversas áreas em que o Estado possui vantagens comparativas.

 

Aos representantes das grandes companhias e investidores, o governador apresentou detalhes do trabalho do Governo de Mato Grosso na criação de ambiente negocial propício para receber novos investimentos. Nesta esteira estão a reforma tributária, a reforma administrativa e medidas adotadas para diminuir o custeio da máquina pública.

 

O governador ressaltou que Mato Grosso tem 60% do seu território preservado e com a possibilidade de usar outros 16 milhões de hectares com possibilidade de produzir sem desmatar. “Mato Grosso produz hoje 27% das 200 milhões de toneladas que o Brasil produz. Mas temos a capacidade de ampliar para 80 milhões de toneladas, ou cerca de 47% da produção nacional”, comentou.

 

Para Taques, Mato Grosso se diferencia dos demais estados do país por sua capacidade de produção de alimentos, visto a demanda crescente por alimentação. “Nossa capacidade de produzir tem a ver com a necessidade do mundo se alimentar. Mato Grosso é vocacionado para o agronegócio”, defendeu.

 

Além da vocação para o agronegócio, Taques lembrou que a Caravana da Integração que cruzou os países andinos até o Oceano Pacífico foi importante para a abertura de mercados aos produtos mato-grossenses, principalmente para a produção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que terá 80% da sua produção destinada à exportação. Os países andinos tendem a ser os principais destinos, uma vez que possuem cerca de 140 milhões de habitantes.

 

“Por isso trabalhamos para a criação de um ambiente propício para os investimentos. Com os investimentos do setor privado em Mato Grosso é certo que o poder público também tem muito a ganhar e com isso poderemos concretizar as políticas públicas que são dever do Estado, construindo mais escolas e mais hospitais para atender a população. Hoje o desenvolvimento é sinônimo de paz”, completou.

 

Taques participou do evento acompanhado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Seneri Paludo e Gustavo Oliveira, respectivamente.

 

“É nos Estados Unidos que estão concentrados os maiores bancos e fundos de investimentos, então a nossa estratégia é mostrar para o mercado financeiro as boas oportunidades de investimentos que existem em Mato Grosso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo.

 

O secretário lembra que o Estado tornou-se referência no agronegócio, tanto por conta da sua extensão territorial, quanto por questões climáticas, o que permite maximizar a produção primária. “Agora Mato Grosso está passando pelo processo de dar o segundo passo, que é o de ampliar a base industrial. E é no Estado onde estão as grandes potencialidades na agroindústria, nas atividades de base florestal, mineral, turismo e geração de energia renovável”, complementou.

 

Foi nesse mesmo evento, Lide Breakfast, em 2015, que o governador e o secretário Seneri Paludo estiveram presentes a convite do governo de São Paulo. Na ocasião o chefe do Executivo Estadual se reuniu com a diretoria da BRF Foods, que tomou a decisão de ampliar os investimentos em Mato Grosso, passando para R$ 1 bilhão a serem aplicados em três anos, com início dos primeiros aportes em 2016.

 

Essa é a terceira viagem internacional focada na busca de investimentos. Primeira foi a Nova Iorque, em abril de 2015, a segunda para Abu Dhabi, em fevereiro de 2016, e a terceira novamente a Nova Iorque.

Autor: Thaisa Pimpão e Thiago Andrade | Fonte: Redação/ Assessoria | Foto: Divulgação