Governo deve implementar protocolo integrado para conter avanço da Covid-19 em Mato Grosso

Na semana em que Mato Grosso atingiu a triste marca de 8.530 óbitos em decorrência do novo coronavírus, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) fez um alerta para a necessidade de padronização do protocolo de atendimento médico nos 141 municípios do Estado.

 

Por meio da indicação 2199/2021, o parlamentar propôs a criação de um comitê estadual para editar normas, e, demais medidas, a fim evitar o avanço do número casos notificados da doença e a sobrecarga das unidades de saúde.

 

“Percebemos que as medidas tomadas unilateralmente não resultaram em adesão de todos os municípios, muitos dos quais, em atenção a sua própria situação, editaram seus protocolos em desacordo com o que foi emitido pelo Estado”, justifica o autor da propositura.

 

Consta na indicação que, uma vez editados, os protocolos integrados precisam prever e viabilizar testagens em massa, orientações sobre tratamento precoce, entre outras, medidas que proporcionem um tratamento de maneira célere e eficaz.

 

“Até o final da tarde deste sábado (10), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já havia notificado 328.805 casos confirmados da Covid-19, em Mato Grosso. É um número altíssimo se levado em consideração nossa média populacional. Acredito que, com implementação deste comitê, os gestores municipais terão um melhor suporte técnico e conseguirão reduzir o número de pacientes em estado grave e, por consequência, desafogar as filas de espera por leitos de UTIs”, finaliza Xuxu Dal Molin.

 

Autor: Michel Ferreira | Fonte: Redação/Assessoria | Foto: Divulgação/Ilustrativa