Ibama apreende maquinários e toras extraídas ilegalmente em fazenda de Tapurah

Uma operação para combater o desmatamento e extração ilegal de madeira foi realizada nessa terça-feira (12) em Tapurah, a 414 km de Cuiabá.
Equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Força Nacional participaram da operação.
Eles sobrevoaram uma área de reserva legal de mil hectares. Desse total, cerca de 160 hectares já foram desmatados.
Os desmatadores usaram dois tratores de esteira e um ‘correntão’. Além dos maquinários pesados, também foram apreendidos duas caminhonetes, um caminhão e madeiras de várias espécies.
As toras ainda estavam na esplanada, bem próximo ao acampamento dos infratores.
Ninguém foi preso na operação. Os chamados correntões arrancam com facilidade árvores de mais de 30 metros de altura e destroem, em um único dia, o equivalente a 10 campos de futebol de vegetação.
Fonte: Redação/ G1 MT | Foto: Reprodução/ TV Centro América
