Integrantes do ‘Flor Ribeirinha’ se recuperam de acidente; agenda é cancelada

O grupo Flor Ribeirinha emitiu nota esclarecendo que todos os integrantes estão fora de risco e dois vão passar por cirurgia, mas sem gravidade, depois do capotamento do ônibus que transportava os artistas na noite do último sábado (21), na BR-364, próximo ao município de Nobres. A agenda de apresentações do grupo foi cancelada.
Por telefone a assessoria de imprensa do grupo explicou ao que ninguém ficou gravemente ferido e que dois integrantes sofreram fraturas e passarão por cirurgia.
O grupo possui um corpo de bailarinos de aproximadamente 50 pessoas, muitos estarão em repouso nos próximos dias.
Na nota, o grupo esclarece que todos foram bem atendidos e que o acidente foi causado pela chuva.
A fundadora e presidente do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, agradeceu a todos que ajudaram. “Pelas condições do veículo após o acidente, Deus fez um milagre. Estamos todos salvos. Ficamos abalados na hora, mas não perdemos a fé em nenhum momento. Alguns se machucaram mais, mas a maioria está bem agora, graças ao meu bom Deus”, salientou Domingas por meio de nota.
Ao todo 7 pessoas ficaram feridas e os nomes são: Flávia foi transferida para o hospital São Matheus e segue internada. Lenir Arruda Amorim, 33 anos, já fez todos os exames, foi medicada e aguarda avaliação da neurocirurgia. Carlos Francis, de 31 anos, recebeu todos os atendimentos e passou por exames, aguarda reavaliação pra saber se terá alta hospitalar.
Yago Campos Mateus, de 19 anos, passou por todos os procedimentos e exames, agora aguarda a reavaliação da ortopedia. Aline Stefany da Silva, de 19 anos, fez todos os exames, segue internada para nova avaliação da ortopedia.
Edilene e Naiane, já foram medicadas e receberam alta hospitalar.
Todos os internados estão usando colar cervical devido aos traumas do acidente. Todos estão com quadro de saúde estável.
O acidente
O microônibus transportava dançarinos e músicos do Grupo Flor Ribeirinha perdeu o controle em uma aquaplanagem em uma curva e capotou no km 584 da BR–364 por volta de 20h de sábado.
Os município de Nobres encaminhou duas ambulâncias e Diamantino mandou mais cinco, além de equipes da concessionária Rota do Oeste que administra a rodovia.
Em Nobres, os feridos foram atendidos no Hospital Laura De Vicuña.
Duas pessoas foram trazidas para o Pronto Socorro de Cuiabá.
O grupo
O grupo foi idealizado há 40 anos por Domingas Leonor, sendo o de maior preservação da cultura tradicional cuiabana. Com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, o grupo se sagrou campeão no Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia (18°Festival Buyukçekmece), em agosto.
O grupo participa de diversos festivais nacionais e internacionais representante a arte e cultura cuiabana.
Leia a nota na íntegra
"O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, se deslocava no início da noite de sábado (21) para o município de Diamantino, na região do Médio Norte do Estado, para realizar uma apresentação social, com a finalidade de contribuir com o hospital local, como parte da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. O grupo seguia em dois veículos, um micro ônibus da prefeitura de Diamantino e uma van terceirizada com 30 pessoas. Na BR 364, próximo ao município de Nobres, a van saiu da pista e capotou duas vezes.
Conforme o diretor artístico e coreógrafo do grupo, Avinner Augusto, chovia muito na hora do acidente, o que deixou os integrantes do grupo em pânico. Ele frisou que apesar da gravidade do acidente, ninguém correu risco de morte. “Alguns de nossos dançarinos e músicos tiveram fraturas e foram encaminhados para os hospitais de Nobres e de Diamantino, outros para o Pronto Socorro de Cuiabá.
O diretor administrativo do grupo, Jeferson Guimarães Rosa, completou, afirmando que na rodovia, seguia uma ambulância, que parou de imediato para prestar socorro e acionou outras para buscar os demais integrantes do grupo. Ele informou que a van transportava 30 pessoas e o micro ônibus algumas pessoas e todo o material necessário, como os figurinos e adereços para a apresentação do grupo. “No momento que a van deslizou com a forte chuva e capotou na estrada, tivemos a sorte de ter uma ambulância por perto. Fomos muito bem atendidos pelas equipes de Diamantino e Nobres. Ficamos muito nervosos mas graças a Deus estamos bem. Apesar de tudo, apenas dois dançarinos do grupo vão passar por cirurgia”, disse ele.
A fundadora e presidente do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, bastante emocionada agradeceu a todos que ajudaram no momento difícil. “Pelas condições que vimos do veículo após o acidente, Deus fez um milagre. Estamos todos salvos. Ficamos abalados na hora, mas não perdemos a fé em nenhum momento. Alguns se machucaram mais, mas a maioria está bem agora, graças ao meu bom Deus”, salientou Domingas.
O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio venceu a competição internacional de Folclore no 18º Festival Internacional de Arte e Cultura de Buyukçekmece, realizado em agosto deste ano na Turquia. O festival é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo."
Autor: Camila Paulino | Fonte: Redação / Repórter MT | Foto: Reprodução
