Justiça marca júri popular de caminhoneiro que matou vereador após discussão

A justiça marcou para às 8h do dia 20 de maio, o júri popular do caminhoneiro Cleumar Kort, de 43 anos, acusado de matar o vereador e diretor da 55ª Ciretran de Vera, Alfredo Krause. O crime ocorreu outubro de 2022, e teria sido motivado após uma discussão por possíveis irregularidades em uma vistoria veicular.

 

Um vídeo gravado por uma testemunha, e amplamente divulgado pela imprensa, mostra o momento exato do bate-boca entre o caminhoneiro e o diretor do órgão estatal.

 

“Tú é um baita de um safado. Tú é um baita de um sem vergonha rapaz. Se fosse no meu tempo tú ia virar homem (sic)”, desabafou o caminhoneiro ao deixar o local. (VEJA O VÍDEO AQUI).

 

À época, a Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 13h30 para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo na sede da 55º Ciretran.

 

Ainda de acordo com a PM, Cleumar Kort foi encontrado na área central do município e não esboçou reação no momento da prisão. Em seguida, ele acompanhou os militares até o local onde havia deixado o veículo e a espingarda utilizada no crime, uma região de mata nas imediações da MT-255.

 

Cleumar Kort foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), entre outros, pelo crime de homicídio qualificado.

 

Atendendo a uma solicitação do juiz da Comarca de Vera, Victor Lima Pinto Coelho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) autorizou a transferência do julgamento para o município vizinho de Sinop. Chamado de desaforamento, o instituto jurídico permite a mudança do local de julgamento desde que comprovada a necessidade em virtude do interesse da ordem pública; dúvida sobre a imparcialidade dos jurados; falta de segurança pessoal do acusado e; ou ainda, quando o julgamento não for realizado no prazo de seis meses.

 

Conforme apurado pela reportagem, o promotor de Justiça responsável pela acusação será Herbert Dias Ferreira. Já a defesa, constituída recentemente, será patrocinada pelos advogados Jiuvani Leal, Danilo Militão de Freitas e Karina Romão Calvo.

 

 

Fonte: Redação | Foto: Reprodução