Moradores são retirados de edifício em Cuiabá após curto-circuito

Um curto-circuito em um edifício residencial fez com que moradores tivessem que ser retirados do local, na madrugada desta terça-feira (14), no Bairro Araés, em Cuiabá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o problema ocorreu nas fiações que passam entre o 7º e o 18º andar do prédio. Não houve registro de incêndio, apenas uma forte fumaça decorrente do curto-circuito. Alguns moradores que não conseguiram deixar os apartamentos devido à fumaça foram retirados do local pelos bombeiros por meio de cordas em uma técnica conhecida como rapel.

 

Segundo os bombeiros, o caso foi registrado por volta de 4h30 [horário de Mato Grosso], no edifício Sunset Boulevard, que tem 23 andares, e fica na Rua Desembargador José de Mesquita, próximo à Avenida Mato Grosso. Conforme os bombeiros, até as 10h30, cerca de 15 pessoas precisaram de atendimento médico, mas nenhuma pessoa ficou ferida com gravidade.

 

Ainda por segurança a energia elétrica no prédio precisou ser cortada. Oito caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados ao local. Uma equipe da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram enviadas para dar apoio aos moradores.

 

Ainda não foi possível identificar as causas do curto-circuito. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (Ciopaer) auxiliou os bombeiros, que foram levados até o topo do prédio.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 9h [horário de Mato Grosso], duas famílias com um bebê ainda precisavam ser retiradas do prédio. O Samu e a Defesa Civil montaram tendas na frente do condomínio para atender os moradores que precisarem de algum tipo de socorro. Um bebê de oito meses foi socorrido pelo Samu, no entanto, passa bem.

 

Uma criança precisou ser retirada do prédio por cordas e, ao chegar ao solo, foi socorrida pelos bombeiros e precisou receber oxigênio em uma ambulância. Um bombeiro também passou mal devido à fumaça e recebeu atendimento médico no local.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, algumas ruas no entorno do prédio foram bloqueadas para o tráfego de veículos. No entanto, a Rua Tenente Eulálio Guerra, a Avenida Mato Grosso e a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) estão com o fluxo de trânsito controlado, porém, não tiveram que ser interditadas. Não há previsão de liberação e agentes da SMTU fazem o controle do tráfego na região.

 

Conforme a assessoria da Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), três ruas próximas ao local da ocorrência tiveram o fornecimento de energia suspenso. São 328 unidades consumidoras desligadas e não há previsão de volta, até que os bombeiros encerrem o atendimento.

 

 

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, informou que após a liberação dos bombeiros o prédio deve passar por perícia.

Fonte: Redação / G1 MT | Foto: Eduarda Fernandes | Cidade: Cuiabá