Onça-pintada “descansa” em varanda de casa e caminha ao lado de cachorro em Sorriso

Uma onça-pintada entrou em uma casa do Bairro Jardim Tropical, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (21), e assustou os moradores. A dona do imóvel 'invadido' contou que fazia caminhada próximo a uma região de mata e, quando retornou, viu o animal.

 

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para atender a ocorrência.

 

O vídeo gravado pela moradora mostra o animal deitado na varanda da residência, onde aparentava estar assustada. (veja video aqui)

 

Segundo moradores da região, a onça saiu correndo de uma área de mata, passando por sedes de fazendas próximas e parando na casa de um cachorro, que fugiu da corrente assim que viu o felino.

 

Em seguida, a onça seguiu para a varanda da casa, onde 'descansou' por um curto período e foi novamente para o quintal. Nas imagens registradas, é possível ver que o felino caminha tranquilamente ao lado de um cão e, em seguida, foge para outra área.

 

“Tentamos tirá-la de lá e até mexemos com ela, mas acabou que depois ela saiu correndo em direção à lavoura de milho das redondezas. Foi um susto grande, nunca tinha visto uma [onça] cara a cara”, disse uma moradora.

 

De acordo com o biólogo e pesquisador da ONG Panthera, Fernando Tortato, a suspeita é que o animal estava perdido ou desorientado e, por isso, buscou refúgio dentro da casa.

 

“Não é normal uma onça-pintada buscar abrigo em casas, então ela vai buscar fugir e voltar para o habitat natural dela. Essa região de Sorriso, em particular, é uma região muito agrícola, ou seja, não tem muito ambiente natural para que a onça sobreviva, então ela vai ter que andar pelas fazendas e lavouras, que no caso são fragmentos de floresta, para poder retornar à mata”, explicou.

 

Como comunicar

Ao encontrar um animal silvestre, estando ele ferido ou não, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal orienta que a população acione a corporação pelo telefone ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

 

 

 

Autor: Amábile Monteiro* e Letícia Paris | Fonte: Redação/G1 MT e TV Centro América | Foto: Reprodução