Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na Sema

A Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), na manhã desta quinta-feira (25), em ação da Operação Arquimedes, que ocorre em Mato Grosso e outros oito estados por desmatamento ilegal na Amazônia.

 

A operação investiga esquema de extração ilegal de madeira na floresta amazônica, que envolve empresários do setor madeireiro, engenheiros florestais e servidores públicos.

 

A suspeita é de fraudes no sistema de manejo autorizando retirada de madeira em áreas de preservação.

 

Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 109 mandados de busca e apreensão cumpridos no Amazonas, Acre, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo e Distrito Federal.

 

O número de mandados e as cidades de Mato Grosso, onde os mesmos são cumpridos, ainda não foram divulgados.

 

José Leland, ex-superintendente do Ibama de Manaus foi preso durante a operação.

 

A Justiça Federal também autorizou o bloqueio de R$ 50 milhões nos das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares.

Conforme as investigações, servidores públicos, engenheiros florestais, empresários e fazendeiros participariam do esquema.

Fonte: Redação / Repórter MT | Foto: Reprodução