Produtores de leite recebem apoio da administração para produzir silagem de milho

Uma parceria firmada entre a administração pública e pequenos produtores rurais de Nova Ubiratã tem contribuído com o aumento da produção leiteira do município.
O programa, desenvolvido por meio das secretarias de obras e agricultura e meio ambiente, tem possibilitado a produção de silagem de milho, um produto rico em nutrientes e principal alimento oferecido aos animais durante o rigoroso período de estiagem.
De acordo com a administração pública, este ano a produção de silagem começou mais cedo, isso porque o número de produtores parceiros aumentou consideravelmente saltando de 35 para mais de 50.
“Muitos desses produtores não teriam condições de produzir o alimento sozinhos, isso porque além da mão de obra é necessário o maquinário correto, como o trator, carreta para transporte e a ensilhadeira, todos oferecidos gratuitamente pela prefeitura”, explicou a Secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jaqueline Amaral.
Conforme dados da entidade, em menos de um mês o programa já atendeu mais de 30 pequenos produtores das comunidades de Entre Rios, Cedro Rosa e do entorno da Sede do município.
“É um trabalho simples mas de suma importância para a manutenção do gado leiteiro que é a fonte de renda dessas famílias”, enfatizou o servidor público Adilson Luiz da Silva, um dos responsáveis pelo programa.
Ainda de acordo com Adilson, a seleção das propriedades que recebem o auxilio é feita por ordem de solicitação.
“Nós recebemos as solicitações através dos telefones das secretarias de obras e agricultura, assim que oficializa o pedido o produtor segue para uma lista de espera”, assinalou.
Em Entre Rios a iniciativa contou também com o apoio do vereador Jaime Hobold Júnior que além de organizar a lista de pedidos auxiliou na produção da silagem.
“Existem muitos produtores que estão aguardando por esse maquinário e quanto mais rápido nós o utilizarmos mais produtores serão beneficiados”, enfatizou o parlamentar enquanto manuseava o equipamento.
Números expressivos – Atualmente o município de Nova Ubiratã possuí mais de 73 mil cabeças de gado que juntas produzem cerca de 6 mil litros de leite por dia totalizando182 mil litros por mês. Número 41% superior ao de 2014, quando a produção era de aproximadamente 128.700 litros mensal.
Autor: Michel Ferreira | Fonte: Redação / Assessoria | Foto: Divulgação | Cidade: Nova Ubiratã
