Receita recebe 497 mil declarações em MT, 17 mil acima do previsto no exercício

A Receita Federal (RF) recebeu 497,4 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2018), ao todo foram 17 mil contribuintes a mais que a estimativa para este ano, que era de 480 mil declarações tempestivas. No país foram entregues 29,2 milhões declarações.

 

O prazo oficial encerrou na segunda (30), mas os contribuintes que não enviaram as informações dentro do período estipulado pelo fisco, podem enviar a partir de hoje a declaração com sujeição a multa. Em 2017, 53 mil contribuintes mato-grossenses entregaram a declaração fora do prazo.

 

De acordo com a RF, o contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso, limitado a 20% do imposto total, ou em R$ 165,7, prevalecendo o maior valor. Vale destacar que não é necessário baixar um novo programa para envio das informações do contribuinte.

 

A multa que será acrescida sobre a multa pelo atraso do envio da declaração será gerada automaticamente pelo software da RF. Em Mato Grosso, a Receita não divulgou previsão de quantos contribuintes deverão envia a declaração do IRPF fora do prazo legal.

 

Restituições

As restituições do IRPF 2018 começam a ser pagos em 15 de junho e encerra em 17 de dezembro, totalizando sete lotes mensais. Pessoas com idade igual e acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave serão prioritários. 

Fonte: Redação / Agência Brasil | Foto: Reprodução

  • Fonte: Redação / Agência Brasil
  • Foto: Reprodução