Repórter da Globo é preso na fronteira com a Bolívia suspeito de tráfico de drogas

O jornalista Alex Barbosa, da TV Centro América, foi detido, ontem (12), na rodovia MT-070, na região da fronteira entre Cáceres e a Bolívia.

 

Uma equipe de policiais militares do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) fez a abordagem no veículo do jornalista e encontrou uma grande quantidade de pó branco, substância parecida com cocaína.

 

Segundo informações preliminares, Barbosa, que faz reportagens para a rede nacional da TV Globo, teria dito que se tratava de pó de giz, ou gesso. E que estaria fazendo uma matéria sobre o tráfico de cocaína na região.

 

O jornalista foi conduzido para a base da Polícia Federal, em Cáceres.

 

No local, o veículo será inspecionado e feito o narcoteste com a substância, para se verificar se trata-se, ou não, de cocaína.

 

Um dos policias do Gefron confirmou a abordagem e a condução no repórter para a base da PF em Cáceres.  Ele não soube dar maiores detalhes sobre a ocorrência.

 

"Houve, de fato, a abordagem e o pó foi encontrado. Como de praxe, demos voz de prisão e estamos conduzindo o automóvel e o seu condutor para Cáceres", disse.

 

A reportagem apurou que, além de Alex Barbosa, mais três pessoas foram detidas pelo Gefron.

 

Eles estavam em dois veículos, um Gol e uma Parati, ambos da VolksWagem. Eles também seriam funcionários da TVCA.

 

TV não se posiciona

A reportagem tentou entrar em contato com a redação da TV Centro América, em Cuiabá. As chamadas não foram atendidas.

 

Até o momento, a TV não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre a apreensão do jornalista Alex Barbosa.

 

Procedimento padrão

O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, afirmou que os quatro detidos pelo Gefron passarão pelo procedimento padrão, adotado neste tipo de ocorrência.

 

"Eles são suspeitos, com certeza, porque não sabemos, ainda, que substância foi apreendida no veículo. Eles já estão na delegacia da PF e a substância será submetida ao narcoteste", afirmou.

 

O secretário ainda enalteceu o trabalho do Gefron.

 

"Quero, publicamente, parabenizar os policias do Gefron, que em pleno feriado estão colocando suas vidas em risco para proteger a nossa fronteira. Sabemos que eles não têm, ainda, as condições adequadas para atuar no combate ao narcotráfico, mas o fazem de modo heróico, sem folga, e com dedicação integral", disse.

 

Outro lado – Uma perícia realizada nesta terça-feira (13) pela Policia Federal afastou a supeita de tráfico de drogas. De acordo com o resultado o pó de cor branca se trata de gesso em pó.

 

Conforme declaração da TV Centro América, os profissionais estavam fazendo um matéria jornalística enfocando sobre o tráfico de drogas na Região, a emissora afirmou ainda que comunicou o Ministério Público Federal (MPF) sobre o "trabalho".

 

Fonte: Redação/ Mídia News | Foto: Reprodução | Cidade: Mato Grosso