Seguranças de cooperativa trocam tiros com ladrões de madeira em Feliz Natal

Dois vigilantes foram vítimas de tentativa de homicídio nesta sexta-feira (4), no Assentamento Ena, no município de Feliz Natal. De acordo com o advogado da Cooperativa Mista Agropecuária e Pastoril do Assentamento Ena (Cooperena), Salmen Ghazale, os seguranças foram abordados por três homens armados quando trafegavam por uma das estradas do assentamento.
Os criminosos teriam disparado cerca de seis tiros. Os seguranças, que foram contratados pela cooperativa após uma sucessão de roubos e furtos de madeira naquela região, reagiram e também atiraram contra eles. Os homens, que também estavam em um carro, conseguiram fugir depois de entrarem em um matagal. De acordo com o advogado, diversas denúncias já foram registradas na polícia.
O advogado informou que a empresa de vigilância foi contratada pela cooperativa para fazer a segurança do local, pois o roubo de madeira é constante. Mais de R$ 5 milhões em madeira de lei havia sido roubado antes da chegada dos vigilantes, segundo ele.
"Depois que (os vigilantes) foram contratados, nada mais foi roubado, por conta da vigilância 24 horas. Acreditamos que essa 'emboscada' é uma forma de tirar o serviço de segurança de lá", explicou o advogado.
Nessa quinta-feira (3), os vigilantes haviam impedido um roubo dentro do assentamento. Segundo o advogado, eles interceptaram um caminhão carregado com 135 lascas de madeira de lei.
Salmen acredita na existência de um esquema entre grileiros e políticos da região, que seriam os receptadores do produto roubado. "É um 'negócio' muito rentável para as maderereiras ilegais da região", disse.
Ele afirma que o "clima de medo", provocado pelos roubos na cooperativa, impede que os moradores do assentamento trabalhem na extração de madeira. "É necessário que os órgãos de controle, como Ibama e Polícia Federal, intervenham", avaliou.
Fonte: Redação/ G1 MT | Foto: Divulgação
- Fonte: Redação/ G1 MT
- Foto: Divulgação




