Servidoras de Nova Ubiratã são presas por participarem de atos terroristas em Brasília

Duas servidoras públicas do município de Nova Ubiratã permanecem sob a custódia da Polícia Federal por envolvimento ao ataque contra as sedes dos três poderes, no último domingo (8), em Brasília.
As servidoras são: Ana Caroline Elgert, médica veterinária do Instituto de Defesa e Agropecuária de Mato Grosso (Indea), e Maria de Fátima Almeida Barros, lotada na secretaria municipal de Saúde de Nova Ubiratã na função de agente comunitário de endemias.
O nome das servidoras consta em uma lista divulgada, nesta quarta-feira (11), pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap). O documento de 18 páginas, traz a identificação de outra centena de pessoas detidas em flagrante nas imediações do Planalto, Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e num acampamento instalado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. (VEJA LISTA COMPLETA)
Segundo a Polícia Federal, ao todo cerca de 1,5 mil bolsonaristas foram detidos e ouvidos pela instituição, sendo que 599 passaram por triagem e posteriormente foram liberados por questões humanitárias (idosos, doentes, mães com crianças pequenas e pessoas em situação de rua).
Parte dos presos foi transferido para um ginásio de esportes e o restante para presídios da capital federal, entre eles a Penitenciária Feminina do DF e o Centro de Detenção Provisória I e II (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda. O presídio de segurança máxima é conhecido por abrigar alguns dos criminosos mais perigosos do país, além de políticos ligados aos mais variados crimes, incluindo o mensalão do PT e do Petrolão.
O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.
O prejuízo ao patrimônio público pode chegar a R$ 20 milhões, segundo cálculo preliminar dos órgãos atingidos.
A decisão que mandou prender todos os manifestantes envolvidos no ataque foi proferida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, com base nos crimes de terrorismo, crimes contra a paz pública, contra as instituições democráticas e contra a liberdade pessoal e o patrimônio público.
Outro lado
A reportagem do site Ubirata24horas entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e com a procuradoria jurídica da prefeitura de Nova Ubiratã para verificar se alguma medida administrativa em relação a conduta das servidoras foi adotada. No entanto, até o fechamento desta matéria nenhuma das instituições havia se manifestado.
Apesar de terem sido presas em Brasília, sob jurisdição da Justiça Federal, ambas as servidoras podem sofrer sanções em seu estado de origem junto ao órgão cujo estão vinculadas.
Negligência
Com relação a Maria de Fátima, a reportagem também questionou sobre a denúncia de que as faltas da servidora estariam sendo abonadas ilegalmente pela secretaria municipal de Saúde, o que inicialmente foi desmentido pelo subprocurador jurídico Handerson Pires Costa.
"Não existe essa possibilidade, mas como disse preciso me inteirar melhor da situação", disse.
Autor: Michel Ferreira | Fonte: Redação | Foto: Divulgação
- Fonte: Redação
- Autor: Michel Ferreira
- Foto: Divulgação



