Sinfra garante recuperação emergencial na MT-338

Encontro promovido pelo líder de governo na ALMT, Dilmar Dal’ Bosco (DEM), com os  deputados José Domingos Fraga (PSD) e Baiano Filho (PSDB), garantiu aos moradores de Tapurah a recuperação de um trecho da MT-338 na região. José Adolpho, secretário-chefe da Casa Civil, fez o compromisso, durante reunião com o prefeito Iraldo Ebertz, de apoiar, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra),  as obras de recuperação emergencial da MT-338, próximo ao perímetro urbano do município.

 

A obra terá início na próxima segunda-feira (21) e será executada pela Unidas, empresa conveniada à Sinfra, que se encontra na região médio-norte,  executando recapeamento em alguns trechos da MT-338.  Segundo o secretário, o Estado fará um paliativo, de forma a garantir o tráfego e a segurança dos transeuntes, além de evitar que as águas que se acumulam no local invadam o município. A solução definitiva para o problema, que se arrasta por mais de 30 anos, seria a construção de lagos e a ampliação do sistema de drenagem no município.

 

“Precisamos iniciar essa obra com a máxima urgência, daqui a pouco começam as chuvas na região e se agrava a situação do ‘buracão’ [nome pelo qual a erosão ficou conhecida na cidade]  e aumentam os riscos para os moradores de Tapurah. Vamos trabalhar de forma a conter o avanço da erosão e esperar  que, no ano que vem, a prefeitura apresente um projeto bem elaborado, para que  possamos executar um trabalho conjunto e resolvermos de forma definitiva o problema”, afirmou Adolpho.

 

O prefeito Iraldo Ebertz saiu da Casa Civil confiante do início imediato da recuperação. Ele ressaltou que o avanço da erosão pode comprometer completamente a estrutura da MT-338, o que causaria um prejuízo ainda maior ao Estado. O buraco também compromete as edificações localizadas ao longo da  Avenida Brasil.

 

“É um problema antigo, que tira o sono da população tapuraense. Alguns projetos já foram elaborados para contenção da erosão, mas todos com custos muito elevados, e  não despertou o interesse das administrações anteriores. Agora, com a proposta de parceria feita pela Casa Civil, acredito que possamos resolver essa situação de uma vez por todas, por isso vamos começar a trabalhar em um projeto eficaz e com custos reduzidos ”, disse.

 

Para o deputado Dilmar Dal’ Bosco, que atuou como mediador na reunião com a Casa Civil e a Sinfra, a participação do Estado é fundamental, uma vez que o tráfego na rodovia, que também  dá acesso aos municípios de Itanhangá,  Porto dos Gaúchos e Juara, poderá ser completamente comprometido.

 

 Dal’ Bosco  lamentou a recusa do governo federal em participar da obra, já que, mesmo diante do risco iminente para Tapurah, só é possível acionar os recursos inerentes à Secretaria Nacional de Defesa Civil em situações de  desastre caso a gestão municipal comprometa parcialmente sua capacidade de resposta. O líder destacou ainda a seriedade com que o prefeito Iraldo vem tratando da gestão municipal.

 

“Nós temos que dar segurança a todos, garantir o direito constitucional de ir e vir. Conseguimos a garantia da recuperação imediata da erosão,  que poderia ocasionar uma tragédia na cidade. Só foi possível efetuarmos esse convênio em tempo recorde graças ao brilhante trabalho e à seriedade com que o prefeito Iraldo vem conduzindo o município de Tapurah”, pontuou.

Autor: Raphaella Padilha | Fonte: Redação/Assessoria | Foto: Divulgação | Cidade: Tapurah