Vereadores acompanham reunião para implantação de curso técnico em agropecuária gratuito em Nova Ubiratã

Pensando em fomentar a mão de obra da agricultura familiar em Nova Ubiratã, o presidente da Câmara de Vereadores Heder Sais Machado e o vereador Leonildo Antônio, participaram nesta quarta-feira (13), na Prefeitura Municipal, da reunião para implantação do curso técnico em agropecuária.

 

Com aulas todas as sextas-feiras no período noturno e aos sábados no período integral, o curso terá duração de 2 anos e as inscrições estão previstas para iniciar em fevereiro de 2021.

 

Desenvolvido e inscrito pelo Núcleo de Projetos de Nova Ubiratã (Projetar), o Projeto de Inclusão Socioprodutiva conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Fundação UNISELVA, e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), este último responsável pela contratação e cedência de professores com graduação em mestrado e doutorado para ministrarem o curso.

 

O projeto decorre de um convênio assinado entre a Fundação Uniselva e a Fundação Banco do Brasil, que tem como objetivo a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar.

 

“Somos o segundo maior produtor de grãos do Estado e quinto maior do País. Para continuarmos sendo uma referência no setor produtivo, precisamos estimular o crescimento dos pequenos produtores e através deste tipo de formação conseguiremos fomentar ainda mais a agricultura familiar” enaltece o presidente da Câmara de Vereadores, Heder Sais Machado.

 

De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável (Conredes), Bruno Becker, a vinda do curso deve formar 40 técnicos.

 

“Esta formação é de suma importância para estruturar a agricultura familiar, serão formados no curso  pessoas altamente qualificadas para prestarem assistência técnica aos produtores do município” assinala Becker.

 

 Com a abertura de 40 novas vagas, será reduzido o déficit de mão de obra qualificada para prestação de assistência técnica e, paralelamente a isso, será estimulado o aumento da produção agrícola da região.

 



 

Autor: Karen Misae | Fonte: Redação/Assessoria | Foto: Divulgação